Minicursos

Os minicursos são propostos em uma abordagem participativa, privilegiando a interação e debates entre os participantes em uma organização pedagógica que contempla comentários de aspectos teóricos e práticos. Como estratégias metodológicas são utilizados os seguintes recursos: aulas dialogadas, análise de vídeos e textos e discussões, incluindo casos apresentados pelos participantes.

 

Carga horária: 04 horas

 

Público: professores, gestores e outros profissionais interessados na temática.

RH Inclusivo

 

 

O brincar da criança com deficiência na educação infantil

 

Resumo: o minicurso aborda uma contextualização histórica e conceitual do brincar, compreendendo como o mesmo está posicionado no contexto atual da educação infantil. A partir disso, discute a presença da criança com deficiência neste espaço educacional, ressaltando as possibilidades e estratégicas para sua inclusão nas diferentes configurações do brincar. 

 

Conteúdo programático:

 

- Breve contextualização da história do brincar

 

- O brincar no desenvolvimento da criança

 

- O campo da Educação Infantil

 

- O brincar na Educação Infantil

 

- O direito da criança com deficiência à Educação Infantil

 

- O brincar da criança com deficiência - desafios e possibilidades

 

- Confeccionando um brinquedo

 

 

Educação especial na perspectiva da educação inclusiva: construindo uma “nova escola”

 

Resumo: O minicurso discute os princípios positivistas e cartesianos da modernidade que fundamentaram a criação da instituição escola. A partir disso, explicita como as práticas da pedagogia moderna desencadearam processos de hierarquização na escola, produzindo exclusão e o nascimento da educação especial como um sistema de segregação. Ressalta que os princípios da educação inclusiva nos convidam a pensar um novo referencial de escola, posicionando a educação especial na perspectiva inclusiva.

 

Conteúdo programático:

 

- O surgimento da escola no contexto da modernidade

 

- Características e práticas da pedagogia moderna

 

- Práticas pedagógicas e o lugar da diferença na escola

 

- O movimento mundial de Educação para todos

 

- Educação especial na perspectiva da educação inclusiva

 

- Princípios da educação especial na perspectiva da educação inclusiva

 

- Construindo práticas inclusivas na escola

 

 

A Infância no contexto contemporâneo: desafios da escola e da família

 

Resumo: É apresentada a noção de infância como produção histórica e cultural, situando suas dimensões biológica, afetiva/psíquica e social. A partir disso, ressalta a existência da multiplicidade de infâncias na contemporaneidade e os desafios atuais na educação das crianças, tanto no contexto familiar quanto escolar.

 

Conteúdo programático:

 

- O conceito de infância como construção histórica

 

- A ideia de infância no contexto da modernidade

 

- Pensando a multiplicidade de infâncias

 

- A infância no contexto contemporâneo

 

- A infância no contexto familiar: reflexões quanto aos desafios atuais

 

- Quando a infância desafia a escola

© INSTITUTO ESTER ASSUMPÇÃO

Rodovia Fernão Dias - BR 381 - KM 494, Sala 01 - Jd. Petrópolis, Betim/MG.

CEP: 32.655-005

Telefone: (31) 3592-1011

  • Facebook - White Circle
  • Twitter - White Circle
  • YouTube - White Circle
  • LinkedIn - White Circle