Estudo de Caso de alunos com
necessidades educacionais especiais

Trata-se da discussão de casos de alunos com necessidades educacionais especiais com apresentação de propostas de intervenções para professores e pedagogos, ressaltando estratégias metodológicas para intervenção nos processos de ensino e aprendizagem.

 

Carga horária: 10 horas

 

Público: professores, pedagogos, gestores, família da criança.

 

Metodologia: o estudo de caso é feito individualmente, abordando um único aluno. Caso seja necessário trabalhar com mais alunos, a metodologia se repete para cada um. São trabalhadas as seguintes etapas:

 

• Recebimento da demanda: acontece por meio do relato do coordenador pedagógico e professores envolvidos. São apresentadas as características do aluno e os impasses no trabalho pedagógico com o mesmo.

 

• Observação na escola: é realizado um trabalho de observação na escola em diferentes ambientes, onde o aluno está presente: ex: sala de aula, recreio e outros.

• Entrevista com a família: é agendada uma reunião com a família para  maior conhecimento do aluno envolvido e o entendimento quanto à atuação e participação da família.

 

• Elaboração do relatório: é elaborado um relatório contendo a avaliação do caso e as propostas de intervenções. Ele apresentará apontamentos relacionados ao que pode ser aprimorado, bem como dicas e sugestões.

 

• Discussão do relatório: reunião presencial onde serão discutidas as informações do relatório com a equipe pedagógica envolvida, que fará a devida orientação à família.

© INSTITUTO ESTER ASSUMPÇÃO

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