Palestras

Abordagem interativa, visando discutir com os educadores temáticas atuais relacionadas à educação especial na perspectiva da educação inclusiva.

 

Carga horária: 02 horas

 

Público: professores, gestores e outros profissionais interessados na temática.

Educação especial inclusiva – vamos conversar sobre isto?

Nesta palestra é tratada a passagem da educação especial substitutiva para a educação especial na perspectiva da educação inclusiva. De forma interativa e participativa, serão trabalhados os princípios fundamentais da inclusão escolar, situando o público alvo da educação especial, bem como o atendimento às necessidades específicas do mesmo.

Transtorno do Déficit de Atenção e Hiperatividade e a medicalização na educação: novos desafios para os educadores

É trabalhado o conceito de medicalização na educação. Neste sentido, a discussão aponta as práticas de “patologização” das crianças, enfatizando a ideia de que comportamentos e práticas das crianças, até então consideradas próprias ao desenvolvimento infantil, passam a ser tratados como doença. É feita uma abordagem ao transtorno do déficit de atenção e hiperatividade na perspectiva clínica e na perspectiva da abordagem histórico-cultural.

A inclusão de crianças com transtorno do espectro autista na escola: estratégias práticas

É feita uma contextualização histórica e conceitual sobre o autismo, até a sua configuração atual como transtorno do espectro autista. A partir disso, são apresentadas as características comuns desse transtorno, discutindo suas implicações ao contexto escolar. São debatidas tambem estratégias possíveis para a estimulação do desenvolvimento e aprendizagem das crianças, fortalecendo as práticas de interação das mesmas e a inclusão escolar.

© INSTITUTO ESTER ASSUMPÇÃO

Rodovia Fernão Dias - BR 381 - KM 494, Sala 01 - Jd. Petrópolis, Betim/MG.

CEP: 32.655-005

Telefone: (31) 3592-1011

  • Facebook - White Circle
  • Twitter - White Circle
  • YouTube - White Circle
  • LinkedIn - White Circle