O evento

 

Data: 28/10/2017

Horário: 08:00 às 18:00

 

Local: Fábrica de Artes

Endereço: Rua Formiga, 450, bairro Lagoinha, Belo Horizonte.

Programação

08:00 às 08:30 - Credenciamento

08:30 - Abertura  e apresentação cultural

 

09:00 às 10:30 - Transtorno do Espectro Autista e  a  educação de crianças autistas na Perspectiva da Educação Inclusiva 

Palestrante: Dra. Mônica Maria Farid Rahme (UFMG)

 

10:30 - Coffee Break

 

11:00 - Mesa redonda: Diálogos sobre o autismo – Experiências em família

Painel 1 - Selma Suely Silva e Victor Mendonça
Painel 2 - Thais Araújo Teodoro
Mediação: Fabíola Fernanda do Patrocínio Alves

12:00 - Almoço


13:30 às 15:00 - Mesa redonda: O Direito das Crianças com Transtorno do Espectro Autista e a Escola
Palestrante: Dr. Luis Renato Areas (Defensoria Pública) 

 

15:00 - Coffee Break

 

15:30 às 17:30 - Mesa redonda:  Atendimento Educacional  Especializado – Interfaces entre teoria e prática 

Painel 1 - O transtorno do Espectro Autista e o Atendimento educacional especializado 
Sandra Fernandes de Souza 
Painel 2- Adriana Veríssimo Pereira Brandão - Relato de experiências de uma sala de recurso multifuncional

Mediação: Lúcio Mauro dos Reis

 

17:30 - Apresentação Cultural 

18:00 - Encerramento

*Haverá entrega de certificado.

 

Palestrantes e mediadores

Adriana Veríssimo Pereira Brandão: Licenciada em Normal Superior (UEMG), Especialista em Educação Inclusiva (UNIPAC) e em Atendimento Educacional Especializado (UFC). Professora do Ensino Fundamental I de 1990 até 2010, realiza Atendimento Educacional Especializado na Sala de Recursos Multifuncionais de 2010 a 2017 na Escola Municipal José Miranda Sobrinho, em Betim, e trabalha, atualmente, no Centro de Referência e Apoio a Educação Inclusiva - Rafael Veneroso (CRAEI-RV) como professora de AEE e assessora das escolas atendidas.

Fabíola Fernanda do Patrocínio Alves: Psicóloga, Especialista em Metodologia do Ensino Superior, Mestre em Psicologia,  Doutoranda em Educação, Professora universitária, Consultora na área de Inclusão Social de Pessoas com Deficiência e Coordenadora do programa Educação Inclusiva do Instituto Ester Assumpção.

Lúcio Mauro dos Reis: Psicólogo, Especialista em Psicopedagogia, Especialista em Criminologia e Estudos da Personalidade, Mestre em Educação pela UEMG/FUNEDI, Coordenador Técnico do Centro de Recuperação CRER em Jaboticatubas, Consultor na área de Educação Especial e Professor do Centro Universitário UNA.

Luis Renato Braga Arêas Pinheiro: - Defensor público, Coordenador Geral da Defensoria Pública de Betim e Titular da Segunda Defensoria de família e Sucessões de Betim.

Mônica Rahme: Psicóloga e psicanalista. Doutora em educação pela FEUSP. Autora de artigos na área da Educação Especial e inclusão escolar. Integrante do Laboratório de Estudos e Pesquisas Psicanaliticas e Educacionais sobre a Infância - LEPSI-Minas, do Projeto Arte e diferença, e do Grupo de estudos Corpos Mistos. Professora da Faculdade de Educação da Universidade Federal de Minas Gerais

Sandra Freitas de Souza: Pedagoga e Psicóloga, Especialista em Educação Especial; Alfabetização e Educação Pré-escolar, Mestre em Educação e Doutoranda em Educação. Atualmente é Supervisora Pedagógica da Escola Estadual PestalozziProfessora e orientadora dos cursos de Pós-graduação em Psicopedagogia e Docência do Ensino Superior - EaD, pela Universidade Fumec, Professora no curso de Pós-graduação em Educação Inclusiva e Tecnologia Assistiva, pela PUC-Minas, Professora em cursos de capacitação de professores do ensino especial, educação infantil e ensino fundamental pela Secretaria do Estado da Educação MG e Consultorias particulares. e Professora de Turma no curso de Pós-graduação em Gestão Escolar – EaD, pela UFOP (Universidade Federal de Ouro Preto).

Selma Sueli Silva: Jornalista e Relações Públicas, diagnosticada em 2016 com a Síndrome de Asperger (TEA), é especialista em Comunicação e Gestão Empresarial. Como radialista, trabalhou nas rádios Inconfidência e Itatiaia.  Em setembro, lançou o livro 'Minha vida de Trás pra Frente, Junto do filho, Victor Mendonça, organiza e participa de seminários, ministra palestras com temas voltados à inclusão, empoderamento familiar, entre outros. Produz, apresenta e mantém o canal no Youtube “Mundo Asperger”, também ao lado do filho. É cerimonialista com experiência na apresentação de eventos – Mestre de Cerimônias.

Thais Araújo Teodoro: Médica veterinária, Especialista em Patologia Clínica veterinária e é Mãe do Rafael, que possui Transtorno do Espectro Autista (TEA)

Victor Mendonça: Foi diagnosticado com Transtorno do Espectro Autista (TEA) aos 11 anos. Ele é youtuber do canal “Mundo Asperger”, onde aborda os impactos do autismo em crônicas e entrevistas bem-humoradas. É também autor dos livros “Outro Olhar – Reflexões de um Autista” e “Danielle, Asperger”. O estudante de jornalismo pelo UNI-BH e de Teatro da PUCMG é palestrante e mantém coluna semanal do Mundo Asperger na WebrádioUniBH. No jornalismo impresso, atua como colunista e repórter da Revista Estrada da Serra, onde escreve sobre cinema, tv e celebridades e para a Revista Inclusive.com, onde faz análise da acessibilidade dos espaços culturais de BH.   Em dezembro de 2016, foi agraciado com o Grande Colar do Mérito Legislativo Municipal de Belo Horizonte, a maior homenagem do legislativo municipal. Assim, se tornou a pessoa mais jovem da história de BH, a terceira capital do país, a ter recebido essa homenagem.

Inscrição

 
 

Não fique de fora! 

Clique aqui                                             por apenas R$ 50,00 (+ taxa do Sympla).

Juliene Fernanda Firmino | Fono & Arte: fonoaudióloga, formada em equoterapia e equitação. Cria e confecciona atividades e brinquedos adaptados em parceria com uma designer gráfica, que é mãe de um menino com TEA. Pensando em aprimorar a interação entre pais e filhos e favorecer um desenvolvimento de habilidades comunicativas surgiu a Fono & Arte.

Mirian Viviane | Instituto Ester Assumpção: Com o intuito de contribuir com a educação especial na perspectiva da educação inclusiva, o Instituto Ester Assumpção está investindo na criação de jogos pedagógicos acessíveis. Nossa proposta é criar recursos pedagógicos que permitam às crianças com deficiência ou com outras limitações construírem o conhecimento, tendo respeitada a sua singularidade no modo de aprender.

Priscila Fonseca | Feito com os pés: Sou designer gráfica. Desenhar é uma paixão. Sou aspirante a poeta e escrever alivia meus pensamentos. Tenho 2 livros de poemas publicados e o site feitocomospes.com.br, onde escrevo o que penso e minhas experiências de vida. O objetivo de tornar minha vida pública é o simples fato de mostrar que tudo é possível. Tenho paralisia cerebral, mas isso não me impede de fazer nada que eu queira. Uso os pés para fazer tudo.

Selma Sueli Silva e Victor Mendonça | Livros: Mãe e filho já passaram por muitos desafios e pretendem, com o compartilhamento de suas vivências sobre a Síndrome de Asperger, amenizar a caminhada de outras pessoas e fazê-las perceber que não estamos sozinhos. Eles irão expor 3 livros: "Outro Olhar: Reflexões de um Autista", "Danielle, Asperger" e "Minha vida de trás pra frente".

Parceiros

Expositores

 
 

© INSTITUTO ESTER ASSUMPÇÃO

Rodovia Fernão Dias - BR 381 - KM 494, Sala 01 - Jd. Petrópolis, Betim/MG.

CEP: 32.655-005

Telefone: (31) 3592-1011

  • Facebook - White Circle
  • Twitter - White Circle
  • YouTube - White Circle
  • LinkedIn - White Circle