I Jornada Internacional da Inclusão conta com mais de 150 participantes por dia

Nos dias 6 e 7 de dezembro, o Instituto Ester Assumpção, em parceria com a PUC Minas, realizou a I Jornada Internacional da Inclusão, na PUC Minas Coração Eucarístico e contou com mais de 150 participantes em cada dia, dentre familiares, pessoas com deficiência, estudantes, profissionais da educação e de empresas.
Na terça-feira, Dudu do Cavaco abriu o evento com uma apresentação musical. Em seguida, Gonzalo Berzosa, diretor da Escuela de Familias y Discapacidad de Fundación MAPFRE/Espanha falou sobre o trabalho desenvolvido com familiares de quem possui deficiência, tendo como mediador Oswaldo Barbosa, superintendente do Instituto Ester Assumpção. Após a conferência, os participantes fizeram perguntas à Gonzalo. No período da tarde, o evento contou com 4 mesas de interação cujos temas foram: apoio familiar, tecnologia assistiva, processos de inclusão e políticas públicas de inclusão. Em seguida, Stephanie Mary Costa apresentou dança do ventre para abrir a mesa de encerramento.
Já no segundo dia da Jornada, o Projeto Sons do Brasil – Ser Parte fez a abertura. O professor Dr. Borja Jordán de Urríes Veja, do Instituto Universitario de Integración en la Comunidad (INICO) Universidade de Salamanca/Espanha, falou sobre Emprego Apoiado. Assim como no dia anterior, os participantes puderam fazer perguntas sobre a temática. Na parte da tarde, as mesas de interação discutiram: redes e plataformas de colaboração, qualificação técnica para processos inclusivos, propostas inovadoras para a inclusão das pessoas com deficiência e políticas públicas de educação Inclusiva. O fechamento do evento contou com a participação da Banda Art em Braille e da dança de Ricardo Malta.
Descrição da imagem: participantes estão no auditório observando a palestra feita por Gonzalo.
Tags: