Coordenadora do programa Educação Inclusiva apresenta trabalho acadêmico em V Colóquio Nacional Mich


Nessa quinta-feira, 3, Fabíola Fernanda do Patrocínio Alves, Coord. de Pesquisa e Projetos do Instituto Ester Assumpção, apresentou um trabalho acadêmico no V Colóquio Nacional Michel Foucault, na Universidade Federal de Uberlândia, em Minas Gerais. Entre os objetivos do evento está a reflexão a respeito do neoliberalismo, principalmente no campo da educação, como arte de governar, tendo o pensamento do filósofo Michel Foucault como referencial.

Com o título “O Governo da deficiência na escola e práticas de liberdade das crianças”, Fabíola propõe uma discussão sobre o governo da deficiência na escola, evidenciando que o processo de inclusão escolar das crianças com deficiência tem constituído um campo de novos saberes e relações de poder no contexto escolar. O trabalho se fundamenta nos estudos de Foucault, onde se ressalta conceitos como anormal, saber, governo, subjetivação e ética.

“O evento propicia um importante campo de reflexões acerca das relações de poder que permeiam a escola e as subjetividades constituídas a partir delas. Isso traz uma contribuição ao nosso trabalho no Instituto Ester Assumpção, uma vez que possibilita o acesso a elaborações teóricas que nos ajudam a fundamentar nossa prática, além de nos estimular à produção de conhecimento na área educacional.”, afirma Fabíola Fernanda do Patrocínio Alves.

Descrição da imagem: seis mulheres, incluindo Fabíola, estão sorrindo.

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