Terapia Ocupacional é o tema de estreia da temporada do EsterCast

Terapia Ocupacional é o tema de estreia da temporada do EsterCast

Prevenir, habilitar ou reabilitar o indivíduo para desempenhar, de forma satisfatória, suas atividades de vida diária, como, autocuidado corporal, atividades rotineiras da vida pessoal, uso de aparelhos de comunicação e outros. Esses são alguns dos objetivos da Terapia Ocupacional, uma área que vem ganhando cada vez mais importância na sociedade. Por isso, o tema de estreia da temporada do EsterCast será o “Nas Trilhas da Terapia Ocupacional: vida, carreira e missão”, que acontece hoje, 15 de agosto, segunda-feira, às 20h, por meio do Youtube. Para abrir o bate papo, o podcast trará a participação de Cíntia Santos, psicóloga e coordenadora de projetos da entidade, e a participação de Alexandra Rangel, terapeuta ocupacional, Mestre em Ciências da Saúde e integrante da equipe do Instituto no projeto PAIDEIA.

De acordo com Cíntia Santos, o Instituto Ester Assumpção optou por trazer a profissional Alexandra Rangel para abrir a temporada EsterCast, uma vez que ela está lado a lado com as crianças nas escolas através do PAIDEIA.  “Estrategicamente a entidade escolheu abrir com uma profissional da área, por Alexandra ser uma especialista que orienta as escolas através do projeto, ajudando em diversos aspectos, como na inclusão do aluno a partir de alguma necessidade encontrada. Em muitos casos, a pedagoga ou a professora da escola espera que a criança saiba ler e escrever, mas em muitas situações, ela não tem habilidade básicas, como, por exemplo, cuidar do próprio corpo. Por isso, é importante trazermos essa conversa para todos que desejam entender melhor como fazemos essa abordagem através do projeto”, comenta.

Segundo a psicóloga e coordenadora de projetos do instituto, a aplicabilidade da terapia ocupacional nas escolas que fazem parte do projeto, tem total importância, já que traz vários benefícios e ainda prepara o aluno para a vida, com autonomia e independência. “A terapia tem como foco o desempenho ocupacional do estudante nos diversos espaços de aprendizagem colaborando em diversos pontos, como, nos processos de acesso, permanência e conclusão dos alunos em todas as modalidades, etapas e níveis de ensino. Fora isso, tem papel na avaliação, identificação, analise e intervenção nas demandas gerais de acessibilidade na escola que atenda toda a comunidade educativa. Lembrando que ela ainda prepara o aluno para a vida, com autonomia e total independência”, conclui Cintia Santos.

Instituto Ester Assumpção

Fundado no ano de 1987, o Instituto Ester Assumpção é uma organização da sociedade civil sem fins lucrativos criada por Ester Assumpção, educadora nacionalmente conhecida pelo caráter pioneiro e inovador no campo da educação. A instituição atua no campo da inclusão da pessoa com deficiência e tem como foco contribuir para a construção de uma sociedade mais inclusiva, onde a diversidade seja aceita e respeitada na sua integralidade. As principais frentes de atuação são a qualificação e inserção de pessoas com deficiência no mercado de trabalho e a consultoria para que as organizações se adequem e cumpram o papel social de promover a inclusão.

Site: www.ester.org.br 

Instagram: https://www.instagram.com/institutoesterassumpcao/

Facebook: https://www.facebook.com/institutoesterassumpcao/

Link para a transmissão no Youtube: https://youtu.be/8jkn79FiE_c

Serviço:

EsterCast – Nas Trilhas da Terapia Ocupacional: vida, carreira e missão

Data e horário: hoje, 15 de agosto, segunda-feira – às 20h

Pelo canal do YouTube: Instituto Ester Assumpção

Assessoria de imprensa:

Grupo Balo - https://www.grupobalo.com

Heberton Lopes - hlopes@grupobalo.com

Felipe de Jesus - imprensa@grupobalo.com

31 3637 8008 | 31 98988 7616

Este site utiliza alguns cookies. Confira como lidamos com estes e outros dados em nossa Política de Privacidade.